Como escolher o pão?

Ao longo dos anos, o pão ganhou má reputação no mundo da cultura da dieta. O pão é um dos alimentos mais antigos e consumidos no mundo inteiro.

O pão fornece energia de elevada qualidade, é de fácil digestão, conserva-se facilmente e apresenta uma enorme versatilidade gastronómica.

É uma fonte de fibras, importantes na regulação do trânsito intestinal e na diminuição na absorção do colesterol, sobretudo nas variedades integral, mistura, centeio e outros cereais. Fornece vitaminas do complexo B e minerais (ex.: magnésio, potássio) essenciais ao organismo e apresenta menos sal quando comparado com os seus substitutos (bolachas, bolos, cereais prontos a comer).

Mas será que todos os pães são iguais? Qual é o melhor pão?

Um bom pão é feito apenas com os seguintes ingredientes:

  • Farinha ou mistura de farinhas

  • Água

  • Levedura ou massa mãe (à exceção do pão ázimo)

  • Sal

Exemplos:

Diferenças entre um pão branco e pão integral:

A principal diferença reside na refinação do grão da farinha.

O pão branco é feito com farinha que passa por um processamento de refinação maior que faz com que perca fibras, minerais e gorduras saudáveis.

O pão integral fornece mais fibra, ácidos gordos polinsaturados, vitaminas do complexo B (B1,B2,B3 e B6) e minerais (ex.: magnésio, potássio).

Desta forma, se gostas mais de pão branco, varia entre esse pão e um pão de mistura/integral. Tudo dependa da frequência e quantidade!

Receitas com pão:

Anterior
Anterior

7 recomendações para uma alimentação em épocas festivas tranquila e saudável